18/04 – Abertura Oficial – UNIFAE – 10h
Abertura solene do evento com presença de autoridades da cidade, da região e do estado de São Paulo.
Reinteirando a importância e representação do evento no cenário mundial e sua ligação e homenagens aos 200 anos da cidade sede da companhia, São João da Boa Vista.
—–
20/04 – O Mundo é um Palco – Feira “Artes na Praça” – Pça. da Catedral – 15h30
Música brasileira e Shakespeare em um espetáculo itinerante que com características do nosso povo e música, busca ocupar os mais diversos espaços e levar William Shakespeare para todos.
Com linguagens do teatro de rua, a peça leva os espectadores a uma imersão no teatro de Shakespeare e nos ritmos brasileiros, com uma dinâmica única, onde contam as cenas e a vida do autor através de ritmos como o baião, choro, sertanejo, maracatu e carimbó. Trazendo a nossa riqueza cultural e musical além de trechos de diversas peças do Bardo de Avon, que mostram sua importância para a construção e desenvolvimento não só da dramaturgia e da arte, mas da nossa sociedade e das relações humanas.
Através de interações com a plateia, ocupação de diferentes espaços, atividades circenses e da musica ao vivo, a apresentação configura-se para um verdadeiro Olhar Brasileiro para Shakespeare. Guiando sempre o público de uma maneira única e auxiliando o entendimento do enredo das peças apresentadas e da própria cena que virá a seguir, além de trazerem informações, sonetos e curiosidades sobre a vida e obra do autor.
Temos aqui, a possibilidade de ver o olhar que nós, brasileiros, temos para a obra e como ela é importante para nossa formação como humanos e sociedade!
Um espetáculo imperdível que nos leva a vislumbrar nossa própria condição e papel no teatro da grande natureza humana, afinal, O mundo é um palco!
—–
21/04 – Shakespeare através do Mundo – 16h – youtube.com/@cenaiv
Um evento virtual imperdível que reúne produtores e atores de todo o mundo em uma transmissão ao vivo. Esta Live de bate-papo, marcada para o dia 21 de Abril às 16h (horário de Brasília), promete ser uma experiência enriquecedora e inspiradora para todos os entusiastas do teatro e da cultura global.
A transmissão internacional de abertura do Encontros contará com a participação de renomados nomes do cenário teatral e acadêmico, incluindo:
Ronaldo Marin (ISB): Diretor do Instituto Shakespeare Brasil.
Dr. Igor Capelatto (Unicamp): Reconhecido acadêmico e pesquisador da área teatral.
Dr. Leandro Tibiriça (USP): Professor e especialista em teatro e literatura.
Dr. Bell e Dr. Steve Collins (UWS): Professores e pesquisadores da University of West Scotland.
Ben Crystal: Ator e especialista em Shakespearean Performance.
—–
23/04 – 19h30 – Lançamento do curta-metragem: “Romeus e Julietas” e do clipe “Baião do Bardo”
Diretamente no canal do Youtube da companhia em celebração ao aniversário do autor.
“Baião do Bardo”, a união da música brasileira com a obra de William Shakespeare, o ritmo vibrante do baião e a poesia intemporal de Shakespeare. O clipe promete cativar o público com sua originalidade e criatividade, oferecendo uma nova e animada perspectiva sobre a obra do Bardo.
Curta-Metragem “Romeus e Julietas”: Além do clipe, o evento também marcará a estreia do curta-metragem “Romeus e Julietas”, uma interpretação única e inovadora do famoso balcão da peça Romeu e Julieta junto a homenagem aos 200 anos de São João da Boa Vista. Uma abordagem diferenciada e contemporânea a um dos momentos mais icônicos da literatura mundial.
E o dia ainda trará as celebrações oficiais do aniversário de William Shakespeare!
—–
25/04 – Palestra/Live Dr. Igor Capelatto – Auditório UNIFAE* – 19h30
A partir da peça Ricardo III, o psicanalista, pesquisador e tradutor de Shakespeare, Dr. Igor Capelatto participa de um bate papo sobre seu trabalho de traduzir Shakespeare para a editora Martin Claret sobre a perspectiva da psicanálise, com estudos da psiquê humana e dos transtornos, síndromes, e conflitos emocionais abordados por Shakespeare nas suas mais diversas personagens.
—–
26/04 – Macbeth – Theatro Municipal – 19h30
“Macbeth”, a obra de William Shakespeare, narra a história de um ambicioso guerreiro escocês cujo desejo insaciável pelo poder o leva a trilhar um caminho sombrio e cheio de consequências devastadoras.
A peça, chega aos palcos pelo Cena IV – Shakespeare Cia e Instituto Shakespeare Brasil em uma montagem que mergulha fundo nas profundezas da loucura humana, pressões e o desesperado desejo pelo poder. O público será transportado para um mundo onde elementos do misticismo brasileiro, africano e escocês se entrelaçam, adicionando uma camada única e vibrante à trama já conhecida.
Uma abordagem contemporânea, explorando os limites da ambição, do poder e da crença. Macbeth oferece uma reflexão profunda sobre a natureza humana e os extremos aos quais estamos dispostos a ir para alcançar nossos desejos mais profundos. Mergulhamos no âmago da psique humana, explorando temas atemporais e os extremos aos quais indivíduos estão dispostos a ir para alcançar o poder e o sucesso.
Prepare-se para ser envolvido por uma experiência teatral intensa e inesquecível, onde as fronteiras entre o real e o sobrenatural se dissolvem, e onde a jornada de Macbeth e Lady Macbeth ecoará muito além das paredes do teatro.
Até onde você iria para alcançar o topo?
—–
27/04 – Shakespeareana e Debate – Teatro “Prof. Antônio Cândido” – Estação das Artes – 19h30.
“Shakespeareana, a Voz Feminina em Shakespeare” é um espetáculo que evidencia as mulheres das obras do escritor inglês. Em vez de Hamlet, Otelo, Romeu, destaca-se Ofélia, Desdêmona, Julieta, Catarina, Bianca, entre outras personagens que, neste espetáculo feminista, ganham vida e ressignificação, fazendo-nos entender um pouco mais sobre cada uma delas. A peça evidencia também a genialidade de William Shakespeare em compor, em pleno século XVI, mulheres próximas às reais, complexas, fortes, inteligentes e determinadas, cada uma dentro de seu universo, conservando sua verdadeira essência e propondo reflexões sobre a mulher na sociedade ao longo dos séculos.
Após a apresentação acontecerá o debate “O lugar da mulher na sociedade”
Retire seu ingresso gratuito clicando aqui!
—–
30/04 – Romeu e Julieta para as crianças – 14h – Theatro Municipal.
Piro, Liz e Plin são três palhacinhos muito espertos e curiosos que um dia se deparam com um livro mágico, capaz de transportar qualquer pessoa para dentro de suas histórias. Os três viajam para dentro de inúmeras histórias e acabam se deparando com a história de Romeu e Julieta, de William Shakespeare. e vivem a maior aventura de suas vidas! Um espetáculo rico em mensagens e valores, com muitas brincadeiras, dentro do mundo mágico do circo, que de uma forma divertida, convida a criança a se interessar pela leitura e apresenta o universo de William Shakespeare, esse que foi o maior autor de todos os tempos!
—–
Exposições – Até 30/04
Vida e Obra – Foyer Theatro Municipal.
Tradicional exposição do evento, que apresenta figurinos, maquetes, edições raras de livros e fac-símiles de documentos trazidos da Inglaterra.
Esta exposição é uma oportunidade imperdível para mergulhar na riqueza e na diversidade da vida de obra de William Shakespeare.
—–
ShakespeareS – Museu Histórico e Pedagógico Dr. Armando Salles de Oliveira
A arte contemporânea se une ao legado imortal de William Shakespeare em uma exposição única.
Os visitantes terão o privilégio de explorar uma ampla gama de interpretações artísticas de William Shakespeare e sua obra icônica, desde pinturas a desenhos e retratos. Artistas da região, de localidades do Brasil e de outros países como Colômbia, Itália, Portugal e França apresentarão suas reimaginaçõesde Shakespeare, muitas vezes questionando como o Bardo seria retratado nos dias de hoje.
Além de homenagear o legado histórico de Shakespeare, a exposição também busca refletir sobre sua relevância contínua na sociedade contemporânea. Questões universais como identidade, amor, comunicação e poder serão abordadas.
—–
Romeu e Julieta por nossas crianças – Espaço Cultural Pagú
Você está convidado a testemunhar a criatividade das crianças das escolas municipais de São João da Boa Vista, Águas da Prata e de colégios parceiros, enquanto eles trazem à vida a eterna história de amor de Romeu e Julieta por meio de seus desenhos, após conhecerem a história através dos palhacinhos Piro, Liz e Plin.
Veja o mundo de Romeu e Julieta através dos olhos dos jovens artistas. Cada desenho é uma janela para a imaginação e criatividade das crianças, refletindo não apenas a história atemporal de Shakespeare, mas também suas próprias experiências.
—–
*Local alterado por conta da atual greve nos Institutos Federais do Brasil.