O Mundo é um Palco

Shakespeare e música brasileira

“O Mundo é um Palco” é um espetáculo de rua itinerante que celebra a diversidade cultural e musical do Brasil, trazendo a obra de William Shakespeare por meio de ritmos brasileiros autênticos. Inspirado nas expressões populares, o espetáculo utiliza o baião, maracatu, choro, sertanejo, carimbó, entre outros, para contar histórias que dialogam com a alma e as lutas do povo brasileiro.

O espetáculo não se limita a reproduzir Shakespeare. Aqui, a grande protagonista é a riqueza cultural do Brasil, que se mescla à dramaturgia clássica para criar um teatro genuinamente brasileiro. O público é imerso em uma experiência viva, repleta de música ao vivo, atividades circenses, e o olhar brasileiro sobre a ocupação de espaços urbanos e comunitários.

Em sua essência, “O Mundo é um Palco” propõe reflexões sobre questões sociais contemporâneas, como preconceitos raciais, xenofobia, desigualdade de gênero e os direitos de minorias. O espetáculo transforma o palco em um espaço de resistência e celebração da diversidade humana, promovendo a formação de uma consciência mais justa, igualitária e social.

A peça se destaca pela interatividade com o público e sua capacidade de adaptar-se a diferentes cenários, ocupando ruas, praças e espaços públicos com uma força transformadora. Cada apresentação é única, proporcionando uma experiência inclusiva e plural, em que a cultura brasileira brilha e se afirma. A música autoral, com ritmos tipicamente brasileiros, amplifica essa experiência e reforça a importância da arte para o fortalecimento da identidade nacional.

Com um olhar crítico e poético, “O Mundo é um Palco” convida o público a refletir sobre seu papel na sociedade e a importância da arte na construção de uma sociedade mais humana, acolhedora e sem preconceitos.

Baião do Bardo

O “Baião do Bardo” é uma das 10 músicas que compõem a trilha sonora do espetáculo “O Mundo é um Palco” do Cena IV – Shakespeare Cia e do Instituto Shakespeare Brasil (ISB), a peça que une ritmos brasileiros e Shakespeare, busca apresentar o autor e sua obra para os que não o conhecem e também para seus fãs, de uma maneira única e mostrando o porque ele é o autor mais importante da literatura mundial e é considerado “o inventor do humano”.

Quais cenas veremos hoje?

Esta é uma pergunta muito comum nas plateias que desde o ano de 2004 assistem e acompanham o espetáculo. Afinal por buscar a ocupação dos mais diversos espaços, a valorização da música e da cultura brasileira e a maior divulgação da obra de William Shakespeare, o espetáculo pode se configurar de diversas maneiras diferentes, trazendo em cada apresentação trechos diferentes da mesma peça ou até peças diferentes das últimas apresentadas, sempre apresentadas pelos ritmos mais diversos de nosso Brasil!

Motivos para assistir!

  • Espetáculo produzido para se adequar a qualquer ambiente, palcos, espaços adaptados e ruas com o objetivo de levar Shakespeare para todos! Deste modo, já esteve em teatros, pátios de escolas, praças, estações de metrô, festivais, terminais rodoviários, entre outros.
     

  • A nova versão do espetáculo, desenvolvida em 2022, traz um verdadeiro mergulho e valorização musical e cultural brasileira, apresentando ritmos de nosso povo, como o baião, carimbó, maracatu, sertanejo e outros. 
     

  • Projeto “Um olhar brasileiro para Shakespeare”, produzido com supervisão do Instituto Shakespeare Brasil.
     

  • Trechos de diversas obras do Bardo – comédias, tragédias e dramas históricos – sonetos e curiosidades de sua vida e obra.
     

  • Valorização do artista e dos ritmos brasileiros. 
     

  • Shakespeare é Universal, fala do ser humano!
     

  • Espetáculo itinerante que leva Shakespeare para todos de maneira clara – Como a obra realmente deve ser.
     

  • Espetáculo presente no projeto “Shakespeare Network” dentro da University of the West of Scotland ! 2021.
     

  • Espetáculo que representou o Brasil dentro do projeto mundial Shakespeare Lives do British Council | 2016 nas estações do Metrô de São Paulo.
     

  • Devido ao sucesso em 2016, voltou as estações do Metrô da capital paulista nas comemorações dos 443 anos do autor | 2017.
     

  • Espetáculo apresentado nas edições de 2017, 2018 e 2019 do Festival de Teatro Curitiba – FRINGE.
     

  • O projeto “O Mundo é um Palco”, iniciou-se em 2004 pelo Centro de Pesquisas do Cena IV, e no decorrer dos seus quase 20 anos de existência, recebeu novas linguagens e roupagens para sempre levar Shakespeare aos mais diversos locais e para todos!

Teaser

Teaser das apresentações do “Shakespeare Lives” – Estação Sé do Metrô de São Paulo – 2016